sexta-feira, 17 de junho de 2016

Primeiro dia da Novena em honra à Mãe do Santo Rosário

Na ultima quinta-feira,16, teve inicio a Novena em honra a Nossa Senhora do Rosário na Igreja a Ela dedicada. Às 18h30min a comunidade se reuniu para recitação do terço, enquanto isso Padre Rondineli atendeu Confissões e logo em seguida celebrou-se a Eucaristia e as orações da piedosa novena.
Este ano a comunidade tem o privilegio de realizar os atos litúrgicos e devocionais dessa festa, pela primeira vez, após a reforma da Igreja.E o tema da novena é "A Casa da Mãe".Padre Rondineli partindo do tema convidou os fieis a iniciarem a novena dispostos a sentir o aconchego da Casa de Maria e de modo especial a aprender com cada detalhe que ai se encontra, "na casa da Mãe podemos viver uma verdadeira catequese,Maria tem muito a nos ensinar", disse o Padre.
 E a primeira catequese se deu com a explicação do simbolismo presente no Arco do Cruzeiro, este com sua localização, suas cores e imagens mostram o mistério Divino e Humano da pessoa de Jesus. No alto do arco pode-se ver uma florada tendo no centro o sol e a lua, tal simbolismo convida o cristão a viver a missão da Igreja de ser um refletor da luz de Cristo, assim como a lua reflete a luz do sol.
Padre Rondineli citou Santo Ambrósio,cuja imagem também está estampada no teto da Capela Mor,este Pregador compara a Igreja com a lua, pois,ela não brilha com luz própria mas com a luz que recebe de seu Senhor.As ações da Igreja são realizadas em união intima com Jesus, recebem Dele o brilho que faz expandir entre os povos.Envolvida neste Mistério,em profunda união com Jesus está Nossa Senhora, as graças que ela alcança são vindas do Sol Jesus, por quem ela existe.Por essa razão a escola de Maria é o lugar onde melhor se pode compreender essa dinâmica de ser iluminado por Cristo e Nele transbordar a Luz.
O Padre ressaltou que por mais dificuldades e sombras que existam na caminhada,aquele que se dispões a viver à Luz dos ensinamentos de Jesus será sempre uma presença agradável e terá algo bom a oferecer.    
Todos estão convidados a celebrar estes dias não simplesmente com tradição,mas, como tempo de renovação da fé e vivencia cristã, tendo Maria como Catequista.
Matéria-Carmen Nogueira
Fotos-João Carlos Castanheira

Nenhum comentário:

Postar um comentário