segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dia de Santo Antônio




            No dia treze de junho realizou-se em nossa paróquia a festa em honra à Santo Antônio. Começou às 18h 30min com sinos tocando, a procissão acompanhada da banda municipal de Nazareno. Ao pé da imagem uma pequena luz e flores brancas. Foguetes, orações e música abrilhantaram esses momentos. Ao chegar na capela de Santo Antônio imagem foi recebida com entusiasmo e alegres "vivas" dos fiéis.


            A Santa Missa foi celebrada na parte exterior da capela pelo Padre Geraldo Lisboa e contou com a bela participação do coral Nossa Senhora de Nazaré.


Homilia
            Foi-nos feita uma pergunta: "será que deixamos que a palavra de Deus penetre em nós? Santo Antônio foi um pregador da Palavra e nunca cobriu o seu coração, mas sempre o abriu para que o Senhor falasse com ele através de sua palavra. Devemos ouvir o que o Senhor tem para nos falar antes de tudo, e isso aprendemos com Santo Antônio, que antes de pregar e ensinar soube ouvir e aprender".
            Santo Antônio nasceu em Lisboa - Portugal, e morreu em Pádua – Itália, em 1231. Foi pregador do Evangelho com forte tom social, e sempre voltado para a realidade dos pobres. É venerado no mundo inteiro e muito querido entre nós, pertencendo à Ordem dos Franciscanos, conviveu com São Francisco de Assis. Certamente ele nos ensina a meditar, a evangelizar e contemplar a vida do povo, principalmente os excluídos da sociedade.

Ao final da celebração padre Geraldo abençoou os tradicionais pães de Santo Antônio e estes foram repartidos para os fiéis, simbolizando comunhão e fartura. 


Padre

            Geraldo Lisboa, é natural de Barbacena e foi ordenado  em Prados. Tem  68 anos e é a primeira vinda a Nazareno. Disse que se encantou com a cidade, com as pessoas e com a Igreja, achou tudo muito bonito. Sobre Santo Antônio reafirmou sua popularidade, sendo que é conhecido como o " santo casamenteiro" e muitas paróquias o tem como padroeiro. 


Matéria - Lara Bauth e Júlia Neves
Fotos - Guilherme Carvalho 


Nenhum comentário:

Postar um comentário