segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A vida em missão - Somos missionários...


  Durante todo este mês de outubro damos uma atenção especial às Santas Missões,  rezando pelo seu bom êxito em todo o mundo, por todos aqueles que trabalham para que elas aconteçam e entrando em comunhão com a Santa Igreja para ajudá-las na sua dinamização em toda a humanidade, de uma forma ou de outra, em oração, com trabalho, em grandes projetos ou simplesmente na nossa humilde prece, somos convidados a ser missionários.



 Precisamos valorizar as Missões, como meio de vida orante vivida em Deus e servindo aos irmãos, o que dá sentido à vida e que nos impulsiona para  fazer do Evangelho  o meio universal de comunicação entre nós cristãos.Como missionários somos mediadores do Verbo de Deus,fazendo com que Cristo seja conhecido por todas as nações.



  Como o apóstolo Paulo, devemos encontrar na luz do Evangelho, o brilho da glória de Cristo,pois não pregamos a nós mesmos, mas ao Senhor Jesus, e isso nos vem através do espírito missionário, que é fruto primeiro do encorajamento divino, mas que só se complementa com a força de vontade e ardor humanos.


Nesse domingo dia 20 de outubro, celebramos o Dia Mundial das Missões, onde fortalecemos nossas orações e com fé e esperança reafirmamos nossos compromissos para com as Missões. Esse dia é muito importante para nós, pois toda a Igreja reunida principalmente nas Santas Missas, reza junta e o que é ouvido, não é guardado para si, mas é repassado, por isso somos todos missionários, não sem objetivo, pelo contrário, como escolhidos por Deus. E a missão se começada na simplicidade do lar, da família e em nosso cotidiano é bem mais eficaz!



  Pois bem, as Missões são motivo para união e amizade, amor e dedicação, doação e solidariedade, sentimentos expressos no rosto do povo, na palavra do missionário, na simples oração, na dinâmica criada entre eles e principalmente no afeto que os une. Sejamos missionários, contribuintes do plano do Altíssimo e unidos no amor, que é afetividade ardente para com Deus e caridade para com os irmãos!
À Virgem Maria, que foi a primeira missionária e que apresentou Cristo a todos ainda em seu ventre, peçamos a inspiração para que sejamos verdadeiros missionários do Reino de Deus!




A palavra do Santo Padre
Após a oração do Angelus deste domingo dia 20 de outubro, o Papa Francisco recordou o Dia Mundial das Missões. Qual é a missão da Igreja? Difundir em todo o mundo a chama da fé, que Jesus acendeu: a fé em Deus, que é Pai, Amor, Misericórdia. O método da missão cristã – acrescentou - não é fazer proselitismo, mas o da chama compartilhada que aquece a alma.
"Neste dia estamos próximos a todos os missionários e missionárias, que trabalham muito sem fazer barulho, e dão vida." 




Curiosidades...
Neste domingo dia 20 de outubro, em que celebramos além do Dia Mundial das Missões, o da Santa Infância, faz-se uma grande coleta para sustento das obras missionárias. Desta campanha, reservar-se-á uma porcentagem adequada para as Missões da África e 10% para a Santa Infância.
(Fonte: Jornal Deus Conosco)

Oração pelas Santas Missões
  Ó Deus, Pai de todos os povos, Vós que nos abraçais com a ternura de uma mãe, ouvi o clamor das multidões da Amazônia e do mundo inteiro, desejosas de vos conhecer e vos amar. Ensinai-nos a vos servir, na partilha da fé e dos bens que vós mesmos nos destes. Amém!
(Fonte: Jornal Deus Conosco)

Reflexão: Camilo Augusto
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário