terça-feira, 8 de outubro de 2013

Dia 8 de outubro - Celebrações pela alma de Cônego Heitor

Há 58 anos Nazareno deixou de ter a presença física do tão amado Cônego Heitor, que entregou sua vida a este pedacinho de chão abençoado por Maria. Sua memória é lembrada por aqueles que conviveram com ele e também pelos que apenas ouviram histórias dos mais vividos, mas  acreditam que  Cônego Heitor deixou um legado de fé, simplicidade, humildade e principalmente de devoção à Virgem Maria.


Com a devoção à piedosa alma de Cônego Heitor, os fiéis de Nazareno e arredores vieram pedir e agradecer graças alcançadas.

Santa Missa às 8h

A celebração da Santa Missa às 8h em homenagem ao saudoso e inesquecível Cônego Heitor foi presidida pelo reverendíssimo Padre Silvio Firmo Nascimento da Paróquia de São Sebastião.


Na homilia Padre Silvio refletiu sobre a missão de Jesus que era pregar a palavra divina pelos piores e mais difíceis lugares, ainda assim Ele nunca falhou e nunca desistiu. Ao contrário: estava sempre firme e confiante para converter os filhos de Deus.

 Como Jesus foi bem recebido na casa de Maria e de Marta, Cônego Heitor também sempre O recebeu com grande alegria e sem hesitar em lutar pelas mesmas causas e obstáculos vivenciados por Jesus.
Dessa forma a primeira missão que devemos cumprir é deixar que Deus habite na nossa alma, que Ele se  faça presente nas nossas vidas e que possamos permitir a condução à vida eterna.


O celebrante ressaltou também a Fé que Cônego Heitor tinha para com Nossa Senhora de Nazaré na qual baseava suas atitudes,  vida de serviço e doação aos irmãos.


No final, de sua belíssima pregação padre Silvio pede a Deus que nos dê saúde para salvar os injustos e os transformar em justos como Cônego Heitor fez por  toda sua vida.

Ao final da celebração, Padre Rondineli fez seus agradecimentos ao Padre Silvio. Além disso, aconteceu a Consagração à Maria Santíssima, entregando a ela nosso ser e tudo que somos.


Missa Solene às 10h

Às 10h a Missa Solene foi presidida pelo Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino, pároco/reitor do Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e concelebrada por mais um filho da cidade – Padre Onaldo Junior - Itaguara (MG). A Celebração foi realçada pelos cânticos  entoados pela Orquestra Nossa Senhora de Nazaré.






A grande participação do povo de Deus pôde ser percebida, pois o Santuário estava repleto de fiéis.


Após a Celebração seguiu-se o cortejo rumo ao Cemitério Paroquial.  Foi feita a Encomendação e os fiéis puderam visitar o túmulo onde brota a água que tem curado a muitos, pela fé depositada em sua virtuosa alma.



Durante todo o dia o Cemitério permaneceu aberto para visitação.


Santa Missa às 19h


Às 19h a Santa Missa foi presidida pelo reverendíssimo padre Rondineli Cristino. A celebração foi a marca do início do mês do Santo Rosário.



Padre Rondineli lembrou a devoção de Cônego Heitor por Maria através de singelas e edificantes atitudes. Além disso, refletiu-se sobre a importância da oração do terço, através da qual se pode comtemplar a vida de Jesus revelada por sua mãe Maria, a Virgem do Rosário.


Após a Missa aconteceu a recitação do terço que contou com o Terço dos Homens unido ao Terço das Mulheres um ato de grande fé, unindo e estruturando as famílias nas bases sólidas da oração.


Matéria - Gabriel Augusto, Doracy Couto e Waldecy Junior
Fotos - Helder Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário