domingo, 27 de outubro de 2013

Casamento: à prova de fogo




  Às 20h30min do dia 26-10, a equipe da Pascom de Nazareno (MG) propôs um momento de reflexão para os casais com a exibição do filme: "À prova de Fogo’’, o qual conta a história de um casal a beira do divórcio. Os pais do esposo eram pessoas de fé que também haviam vivido as dificuldades do matrimônio, mas superam graças à presença de Jesus e ao constante desafio do amor. O pai propõe o mesmo desafio ao filho. A história mostra a importância da fé, da perseverança e do perdão. 
Para aprofundar o sentido do amor humano enquanto Sacramento ressalta-se o que diz no Catecismo Jovem da Igreja Católica: ‘’Deus dispôs o homem e a mulher um para o outro para que  ‘’não fossem mais dois, mas um só’’(Mt 19,5). Desta forma, devem viver no amor, serem fecundos e assim tornarem sinal de Deus, que nada mais é que amor transbordante. Eis então o sentido do matrimônio, um serviço de amor mútuo que tem por missão ser a encarnação do Amor Divino.




A vivência do matrimônio, como dos outros Sacramentos em geral, comporta também sacrifícios e renúncias e na maioria das vezes muitos fraquejam diante das dificuldades. Não é possível trilhar um caminho de perfeição sem um guia experiente que possa dar segurança e ensinar a arte de amar e perseverar no amor. O casal cristão pode ter esse guia na pessoa de Jesus: ‘’Através de Jesus Cristo, torne-Se visível o Deus invisível. Ele torna-Se como nós. Isto mostra-nos até que ponto vai o amor de Deus: Ele carrega todo nosso peso. Ele percorre conosco todos os caminhos. Ele vive nossa solidão, o nosso sofrimento, o nosso medo da morte. Ele apresenta-Se onde não podemos avançar, para nos abrir a porta para a vida’’. (Catecismo Jovem)





Propõe-se então ao casal que deseja viver plenamente o seu amor e ser testemunhas vivas do Reino dos Céus, que conheça o maior Terapeuta Conjugal que já existiu:
Terapeuta: JESUS CRISTO
Campo de atuação: O coração humano.
Experiência: Amor Trinitário.
Benefícios da terapia: Vida plena da Graça Divina.
Exigência da terapia: Fé, Esperança e Caridade.
Local de atendimento: O seu lar e a Igreja de sua comunidade.
Dinâmicas recomendadas: Fidelidade e diálogo além da participação na vida da comunidade e vivência dos Sacramentos.
Horários dos atendimentos: 24 horas em seu lar, pois Ele garante: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei no meio deles”!(Mt 18,20)


Bendito seja o Pai pelo dom precioso da família! Que Jesus possa se fazer sempre presente no coração de cada lar sendo a Fonte de onde emana o verdadeiro Amor.


 (Foto: Helder Ramos)
  Fonte: Catecismo Jovem (Youcat); adaptação de ‘’Clínica da alma’’ de autor desconhecido.
  Reflexão: Carmen Nogueira  
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário