segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Criança sempre foi criança?


No mundo nem sempre criança foi considerada criança.  Até os séculos XVII e XVIII a criança era apenas um adulto em escala reduzida. Ela era vista como substituível, como ser produtivo que tinha uma função utilitária para a sociedade, pois a partir dos sete anos de idade era inserida na vida adulta e se tornava útil na economia familiar. Realizando tarefas, imitando seus pais e suas mães, os acompanhava em seus ofícios, cumprindo, assim, seu papel perante a coletividade. A duração da infância era reduzida no período mais frágil, enquanto “filhote de homem” não podia cuidar de si sozinha. (ROCHA, 2002).


A sociedade tradicional medieval via mal a criança e pior ainda o adolescente. Nesta época não havia espaço para a família, mas na verdade o que não existiam eram os sentimentos e valores. A família não tinha função afetiva, sua missão principal era: a conservação dos bens; a prática comum de um ofício; a ajuda mútua, entre homem e mulher, pois sozinhos não podiam sobreviver; ainda nos casos de crise, a proteção da honra e da vida.


Portanto, a passagem da criança pela família e pela sociedade era muito breve e muito insignificante, sendo que ela mal tinha condições de forçar a memória e tocar a sensibilidade de um adulto. Tão logo a criança apresentasse algum embaraço físico, era misturada em meio aos adultos e partilhava de seus trabalhos e jogos. De “criancinha pequena” ela se transformava imediatamente em “homem jovem”, sem passar pelas etapas da juventude.


Foi por volta do século XVII que a sociedade começou a ver a criança de uma maneira diferente, e aos poucos as pessoas foram percebendo que a criança não poderia ser tratada de maneira igual a um adulto. Foi neste século que a infância mereceu maior atenção, levando a uma descoberta gradativa de sua estrutura física, de sua linguagem e de suas peculiaridades.



As crianças passaram a ter os seus próprios trajes, diferentes dos usados pelos adultos, o seu próprio quarto, comidas consideradas mais adequadas a elas. Nascia então uma ideia de inocência na infância. De um ser ignorado, ela passa a ser valorizada a partir de sua perda para, finalmente, ser reconhecida a sua importância enquanto viva por si mesma. Surge ainda nessa época uma preocupação com a formação moral das crianças e com sua transformação em homem racional.



No Brasil o dia escolhido para homenagear as crianças foi inventado pelo deputado federal Galdino do Valle Filho, que teve a ideia na década de1920.




“Ser criança é ser Feliz!”


Matéria: Thailyne Eduarda
Imagens: Internet
Fonte : PORTAL DA EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário