terça-feira, 15 de outubro de 2013

Santa Tereza D'Ávila - Protetora dos professores


Santa Tereza D'Ávila ou Santa Tereza de Jesus foi uma das primeiras mulheres a aprender a ler. Uma espanhola que queria ter o pensamento livre em uma época em que as mulheres não tinham voz, é a protetora dos professores.
Nasceu em Ávila, em um família de 10 irmãos. Desde cedo se interessava pela vida dos santos e foi com os irmãos que aprendeu a ler sobre as histórias sacras.
Aos 20 anos, ingressou no Mosteiro Carmelo da Encarnação. Foi nessa época que a Inquisição proibiu, principalmente, as mulheres de lerem livros. Tereza sofreu, mas teve que obedecer.
A santa foi canonizada em 1622. No dia 27 de setembro de 1970, o Papa Paulo VI conferiu-lhe o título de Doutora da Igreja. Santa Tereza escreveu várias obras, como Livro da Vida, Caminho de perfeição, Moradas ou Castelo Interior, Livro das Fundações. Poesias, Exclamações e mais de 500 cartas.




Algumas de suas frases marcantes:

"Fixe o olhar no Crucificado e tudo será insignificante".

"Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará".

"Quem ama, faz comunidade; não fica nunca sozinho".




Fonte: www.educacao.sp.gov.br/noticias
Imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário