sábado, 4 de janeiro de 2014

Comunidade do Rosário se prepara para reforma da igreja


 A  Missa Vespertina da Epifania do Senhor, sábado ( 4),  marcou o fechamento da igreja do Rosário para o início das reformas que acontecerão no decorrer deste ano. A reforma de um templo é sempre um acontecimento importante para uma comunidade. Representa o resgate cultural, refaz a história  dos antepassados, ao mesmo tempo imprime no patrimônio aquilo que é próprio da geração presente. Portanto, restaurar é preservar e renovar, mostrando o contínuo movimento da vida que segue sempre adiante e neste caso tendo como motor e inspiração, a fé.


Durante a homilia Pe. Rondineli exortou a todos para que a exemplo dos Reis Magos ofereçam a Jesus o seu melhor dom que é um coração aberto e disponível ao projeto de Deus.

Ao final da Celebração Eucarística o grupo de jovens se reuniu para o último momento de oração e logo após o Santíssimo Sacramento foi conduzido para o Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Durante este período de reformas as celebrações que eram realizadas na Igreja do Rosário, acontecerão na capela de São Sebastião.


Retomando um pouco a memória histórica de Nazareno, encontra-se o seguinte relato: “Com a chegada do primeiro vigário, Padre Firmino José Custódio de Souza, vieram a construção por volta de 1725, da Capela de Nossa Senhora de Nazaré do Ribeiro Fundo e pouco depois, a construção da Capela de Nossa Senhora do Rosário, da irmandade dos negros’’.


Em entrevista com os paroquianos Nazaré Graças de Jesus Pereira, filha de Maria Madalena da Paz que foi zeladora da igreja durante 50 anos, Geraldo Silvestre do Couto, festeiro de Nossa Senhora do Rosário e grande conhecedor da história desta Comunidade, acompanhado de sua esposa Elídia da Penha Reis Couto, pôde-se confirmar este pequeno relato citado acima.


 Disseram que a igreja foi construída pelos negros; citaram os materiais com os quais foi construída: até certa altura as paredes são de pedra, como não tiveram condições de terminá-la com este material, usaram pau-a-pique e adobe. Citaram também que o motivo que levou os negros a construírem a igreja foi o desejo de terem um local de veneração a Nossa Senhora como a dos brancos. A intenção inicial era seguir exatamente o modelo da igreja Matriz. Antes da pavimentação, ao redor da igreja era possível perceber sinais de alicerce ao lado direito da porta principal, fato que revela o intuito de ampliação da construção.


Os entrevistados falaram com grande emoção a respeito das reformas pelas quais a igreja passou no decorrer destes anos e citaram as imagens antigas que foram roubadas: Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia e outros objetos sagrados.
Destas entrevistas conclui-se que este será um tempo de expectativa, ansiedade  mas também confiança na providência Divina levando os fiéis a se unirem tanto em oração quanto em gestos concretos para que esta reforma tenha um bom êxito.


 Que o Divino Espírito Santo ilumine o pároco padre Rondineli e todos aqueles que se empenharão diretamente nos trabalhos de reforma. 

Matéria: Carmen Nogueira/ Doraci Couto
Fotos: Carmen Nogueira/ Guilherme Carvalho
Fonte: www.nazareno.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário