sexta-feira, 21 de março de 2014

Percorrendo o Caminho Sagrado


Mais um dia  em que os paroquianos nazarenenses  acordam mais cedo,  podendo perceber ainda um céu  estrelado,  para percorrer os passos  de  Cristo a caminho do Calvário.  A procissão penitencial  iniciou-se às 5h desta sexta-feira, 21,  saindo do Santuário Nossa Senhora de Nazaré  rumo à quadra poliesportiva do bairro Nossa Senhora de Nazaré, onde foi celebrada a Santa Missa pelo padre Rondineli Cristino.


No início da caminhada, padre Rondineli  mostrou a importância do cristão ser forte e perseverante  na caminhada , pois não se pode deixar abalar mesmo sabendo que a vida  não é fácil, mas que se deve  vivê-la  com muita intensidade e confiança,  pois Cristo indica o caminho da superação  e da vitória.


Com os primeiros raios de sol,  o momento foi de fé e reflexão presentes no coração de cada um dos fiéis que meditavam os passos dolorosos da Via Sacra.


Em sua reflexão, o padre salientou que o piedoso  exercício da Via Sacra é a memória dos sofrimentos e da dor de Cristo e ao realizá-lo, vivemos de novo os últimos passos de Jesus. Deus nos convida também a passar pelos sofrimentos, para podermos ressuscitar com Cristo.



Ao sairmos ainda no escuro, relembramos as trevas e ao amanhecer definitivamente , recordamos o dia glorioso da Páscoa.

O exercício da penitência se fez presente também na comunidade rural da Estação de Nazareno, onde a população local pode se aproximar dos passos de Jesus rumo à sua paixão, morte e ressurreição através da meditação da Via Sacra.




Enquanto os presentes meditavam as estações, o reverendíssimo Padre Rondineli atendeu confissões, possibilitando a reconciliação e a aproximação de Deus.


Por volta das 19h rezou-se a Santa Missa, na qual foi possível meditar sobre a importância do tempo quaresmal e sua dinâmica de contrição: Jejum, Oração e Caridade.





O tempo da Quaresma nos convida à novidade, à dias novos e melhores. Que a cada dia sejamos transformados e renovados pela graça de Deus. 


Matéria: Marcos Vinícius Leitte e Waldecy Junior
Fotos - Guilherme Carvalho e Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário