segunda-feira, 24 de março de 2014

Reflexão do Padre Rondineli para o 3º Domingo da Quaresma


Após a experiência de estar com Jesus no monte, proporcionada pelas reflexões do 2º Domingo da Quaresma, iniciando esta nova semana, os fiéis são convidados a passar pela vivência do deserto, da sede e a encontrar o poço da Água Viva - que é Jesus.
Nas celebrações do 3º Domingo da Quaresma, padre Rondineli Cristino dirigiu aos paroquianos de Nazareno MG,  a seguinte reflexão:


"Iniciando esta semana do tempo quaresmal, os passos são lentos mas significantes rumo à Ressurreição, vida em plenitude. Este tempo quaresmal é como um retiro espiritual, onde vivemos a experiência do deserto, que não é fácil. Mas o deserto no sentido da fé, no sentido bíblico, é a passagem, a saída da escravidão rumo à Terra Prometida, na qual é impossível chegar sem essa experiência.
No deserto o povo murmura contra Deus, questiona a Deus por causa da sede e da fome e sentem saudades da vida no Egito. Nós também corremos este risco em nossos propósitos quaresmais. Murmuramos contra Deus e temos a experiência de viver uma eterna quaresma. Às vezes em 24 horas do dia dedicamos 23 horas e meia a murmurar. Mas Deus é bondoso e se compraz de nós como fez com o povo no deserto, saciando-os com água e maná. Assim Deus está conosco mas é preciso estar atentos aos seus sinais.
No Evangelho Deus manifesta seu amor por meio da samaritana que vem sedenta, buscar água e encontra Jesus. Muitas são as nossas sedes hoje, e assim como o Senhor se manifestou àquela mulher, se manifesta a nós, hoje. Jesus vence o preconceito e fala com a mulher samaritana. Somos convidados a vencer as barreiras do preconceito e da violência para poder beber no poço da Água Viva e sermos capazes de testemunhá-Lo aos outros. Quantas são as pessoas  que têm esta experiência profunda com Deus. Nas visitas aos enfermos tenho encontrado muitos samaritanos(as) que mesmo no sofrimento são alegres e perguntamo-nos: 'como pode?' e a resposta é que são pessoas transformadas por Jesus. Que nesta quaresma nos deixemos tocar por Jesus, encontrá-Lo no poço da Eucaristia e oxalá que este encontro nos transforme e que os outros possam se perguntar: 'de onde vem essa força?' e que nosso testemunho possa levar as pessoas ao encontro com Jesus - Água Viva.
Que a Virgem de Nazaré nos ajude nessa caminhada quaresmal.
Texto: Carmen Nogueira
Fotos: Thailyne Eduarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário