quarta-feira, 5 de março de 2014

Volta-te para o teu Deus no silêncio do teu Coração.


A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno MG, iniciou o Tempo Quaresmal com a Celebração  Eucarística presidida pelo Pároco Pe. Rondineli às 18h e às 19h30min concelebrada pelo Pe. Silvio Firmo.



A Liturgia deste dia abre um momento forte na vida da Igreja. A mudança da dinâmica litúrgica é logo percebida pela ausência de ornamentação no altar; o Glória não é entoado e a aclamação do  Aleluia só voltará a ser proclamada na Vigília Pascal. Todos estes sinais, juntamente à cor roxa sinalizam que é tempo de recolhimento e contrição interior em busca de conversão.


Nas reflexões dirigidas pelo padre Rondineli  à comunidade esteve presente o convite a experimentar a Quaresma como um verdadeiro retiro no qual se busca a volta para Deus deixando para trás tudo que lembra a escravidão do velho homem.  Lembrou que as cinzas impostas sobre os fiéis neste dia são um sacramental, símbolo da realidade humana que vem do pó e ao pó retorna. Receber as cinzas significa colocar o coração em sintonia com o mistério de Cristo que se oferece pela humanidade.




Ressaltou também  três preceitos apresentados por Jesus no Evangelho que podem constituir um verdadeiro propósito de vivência e aprofundamento para este período litúrgico que são: a caridade, a oração e o jejum. Essas três práticas aproximam o fiel de Jesus que as experimentou até as últimas consequências e o fortalecem nas tentações que surgem constantemente na caminhada.




Ao final das celebrações foi exibido um vídeo, o qual abriu a Campanha da Fraternidade, expondo o tema abordado esse ano: Tráfico Humano e Fraternidade, com o lema "É para a liberdade que Cristo nos libertou." Gl 5,1




Matéria - Carmen Nogueira
Fotos - Waldecy Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário