sábado, 23 de novembro de 2013

24 de novembro: encerramento do Ano da Fé


Neste 34° Domingo do tempo comum, a Igreja celebra a festa de Cristo Rei do Universo. Esta Celebração  marca o encerramento do Ano Litúrgico,  e neste ano de 2013 encerra-se também o Ano da Fé proclamado pelo papa emérito Bento XVI.



O objetivo deste ano foi o de proporcionar o aprofundamento na reflexão e vivência desta virtude teologal. 
No decorrer deste ano o Papa Francisco publicou sua primeira Encíclica cujo título é: Lumen Fidei ( Luz da Fé).

 Este caráter de luz aparece bem no início da Encíclica com as seguintes palavras: "A Luz  da fé é expressão com que a tradição da Igreja designou o grande dom trazido por Jesus. Eis como Ele Se nos apresentou, no Evangelho de João:"Eu vim ao mundo como Luz para que todo que crê em Mim não fique nas trevas" (Jo 12, 46).
Ao encerrar-se este tempo glorifica-se ao Pai do Céu que por meio de seu filho Jesus Cristo concedeu à Humanidade tão precioso dom!



Que o Espírito Santo confirme sempre no coração de cada crente o dom da fé e leve cada um a fazer a experiência do encontro com Deus pois como diz a Encíclica "A Fé nasce no encontro com o Deus Vivo e revela o seu Amor: Um amor que nos precede e sobre o qual podemos apoiar-nos para construir solidamente a vida".



Padre Rondineli na Missa Vespertina disse aos paroquianos que mesmo com o encerramento do Ano da Fé é importante continuar firme no aprofundamento e vivência dela.
Que a lembrança de cada momento que marcou a vida da Igreja no decorrer deste ano sirva de estímulo para "avançar para águas mais profundas".



Com as palavras do salmo da Liturgia deste domingo, expressa-se a alegria de viver em contato com Deus e a paz que traz a Sua presença: 
"Que alegria quando vieram dizer: vamos subir á casa do Senhor... eis que nossos pés se estacam diante de tuas portas, ó Jerusalém! Jerusalém, cidade tão bem edificada, que forma um tão belo conjunto! Para lá sobem as tribos do Senhor, segundo a lei de Israel, para celebrar o nome do Senhor. Lá se acham os tronos de justiça, os acentos da casa de Davi. Pedi, vós todos, a paz para Jerusalém, e vivam em segurança os que te amam. Reine a paz em teus muros, e a tranquilidade em teus palácios. Por amor de meus irmãos e de meus amigos, pedirei a paz para ti. Por amor da casa do Senhor, nosso Deus, pedirei para ti a felicidade" (Salmo 121).



Matéria: Carmen Nogueira e Doraci Couto
Fotos: Arquivo da Pascom 

Nenhum comentário:

Postar um comentário