segunda-feira, 18 de novembro de 2013

VEM ESPÍRITO SANTO DE DEUS E RENOVA A FACE DA TERRA!




A Paróquia/Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno(MG), está em festa! Neste domingo (17) celebrou o Sacramento do Crisma. Pelas mãos de Dom Célio, 154 jovens foram crismados.
A celebração aconteceu em clima de serena alegria. As músicas favoreciam a concentração da assembleia e cada rito da cerimônia foi vivido com seriedade e fé.



Da belíssima pregação proferida por Dom Célio podem-se destacar os seguintes pontos:
A Igreja é para todos e especialmente para os jovens. Por isso são acolhidos com carinho. O Bispo ressaltou como ponto positivo e sinal de interesse pela juventude a intensa preparação oferecida aos crismandos durante o ano e o Tríduo, no qual puderam intensificar as reflexões e receber o Sacramento da Confissão.



 O primeiro passo foi o Batismo. Os pais e padrinhos pediram para cada um o dom da fé. A família teve a importante missão de educar e fazer crescer na vida de fé. O segundo passo foi a Primeira Eucaristia, Sacramento central da vida da Igreja que sustenta na missão. O Crisma é um dos Sacramentos da iniciação cristã.





Hoje os jovens se apresentam para confirmar o Dom recebido no Batismo a pedido dos pais e padrinhos. Neste Sacramento são fortalecidos pelo Espírito Santo que age na vida da Igreja e concede a cada jovem crismando os seus dons.
Ressaltou o apelo do Papa Francisco aos jovens de serem mensageiros da boa notícia do Evangelho. Baseado na liturgia da Palavra exortou os jovens a colocarem os Dons recebidos de Deus a serviço da comunidade.


Ao final da celebração Padre Rondineli dirigiu seu agradecimento à equipe de catequistas que com dedicação e gratuidade se empenharam na preparação dos crismandos. Agradeceu aos crismandos por terem assumido com seriedade a própria formação para receberem mais um Sacramento. E agradeceu de maneira especial a Dom Célio, com o mesmo carinho que lhe é grato por tê-lo ordenado Sacerdote.


Pode-se concluir que no coração dos Pastores Dom Célio e Pe. Rondinli, dos Catequistas e de cada membro da comunidade existe um único desejo: Que estes filhos e irmãos sejam perseverantes na fé e façam crescer e multiplicar a Graça que receberam neste Sacramento.

Entrevistas:


Dom Célio, qual é a essência deste gesto de vir como Bispo crismar estes jovens?


A gente procura fazer com que os jovens se abram à ação do Espírito Santo, através da imposição das mãos, da Unção com Óleo e tantos gestos da celebração. A essência é que os jovens se descubram morada de Deus e membros ativos na comunidade.

Coordenadora da equipe de catequistas do Crisma, Neném:


Como foi esse tempo de caminhada com estes jovens até este dia?
 Foi uma boa caminhada com um empenho muito grande dos catequistas. Que possa surgir muitos frutos deste trabalho.

Testemunho de alguns crismados:


Ana Luíza: “Para mim o Crisma representou um ato importante que confirma a fé que recebi no Batismo. É importante para o nosso futuro, para as nossas escolhas.”


Camilo Augusto: “O Crisma é um encontro mais íntimo com o Espírito Santo! Nele Deus nos proporciona a experiência de conhecê-Lo e ao mesmo tempo tê-Lo como guia. Através da Confirmação alcançamos a maturidade, primeiramente como Igreja e em paralelo na vida social, principalmente na família e na escola.”


Luiz Felipe: “Para mim foi uma experiência boa, pretendo agora ser uma pessoa melhor, uma pessoa mais humilde!”


Mariane Beatriz: “Para mim é um novo recomeço, a confirmação do que recebi quando pequena. Agora vou assumir minha vocação na Igreja de forma mais madura!”

Equipe da Catequese:



Matéria: Carmen Nogueira
Fotos: Cássia Pereira
Organização e postagem: Doraci Couto


Nenhum comentário:

Postar um comentário