domingo, 3 de novembro de 2013

"Creio na ressurreição dos mortos; creio na vida Eterna!"



Na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Nazareno (MG), o Dia de Finados foi celebrado com muita saudade, mas também com a esperança que vem da fé no Ressuscitado.
Os fiéis visitaram os cemitérios onde estão os restos mortais de seus entes queridos. Puderam também celebrar por eles o Santo Sacrifício Eucarístico: No Cemitério Paroquial às 8 horas presidida pelo Reverendíssimo Monsenhor Juvenal; no Cemitério do Rosário às 10h30, e no Santuário às 19 horas. Estas últimas missas presididas pelo Pároco Pe. Rondineli e se constituíram em momentos fortes de renovação das virtudes que sustentam a caminhada neste mundo: Fé, Esperança e Caridade.



Padre Rondineli na saudação inicial da missa das 10h30, dirigiu à assembleia esta belíssima frase: "Nossa  fé não é nos ossos ressequidos, mas na experiência da vida nova que vem da morte!"
Na homilia ressaltou que com esta celebração a Igreja não quer somente a dor, a saudade, Ela quer também renovar o que existe de mais puro na fé por seus filhos professada: A Ressurreição! Pois a "morte é passagem de uma vida antiga para uma vida nova!’’ Aqui fica o pó, a essência da pessoa já está na vida eterna. Parafraseando o Apóstolo Paulo, disse: "se cremos no Cristo, acreditamos que iremos ressuscitar com Ele que venceu a morte. Se não professamos a fé na ressurreição, vã é nossa fé".



A assembleia foi exortada ainda a ver no Dia de Finados um dia que aponta a realidade do céu. A felicidade eterna para onde o cristão caminha no cumprimento da vontade do Pai, seguindo Aquele que é Caminho, Verdade e Vida!



Após celebrar todos os Santos que gozam da felicidade eterna junto de Deus e acompanham os cristãos com seu exemplo e intercessão, a Igreja celebra também os entes queridos que já foram ao encontro do Pai. Estas duas datas nos lembram, mais uma vez o caráter de comunhão da Igreja. A Fé do católico é no Deus Uno e Trino, e enquanto caminha neste mundo é amparado pela Igreja Militante, isto é a Igreja peregrina neste mundo; conta com a intercessão da Igreja Triunfante que são os Santos junto de Deus e podem orar por aqueles que morreram e esperam a luz da Ressurreição.
Concluiu-se este dia sob o Olhar terno da Mãe de Nazaré na certeza de que o Pai tem a todos, passados e presentes em seu coração.



  Matéria e reflexão: Carmen Nogueira
Fotos:Marcus Vinícius, Helder Ramos, Waldecy Lopes
Organização: Doraci Couto


Nenhum comentário:

Postar um comentário