sábado, 9 de novembro de 2013

Basílica de Latrão: O coração da Igreja


Celebra-se neste dia 9 de novembro na Igreja Católica, a festa da Dedicação da Arqui- Basílica do Santíssimo  Salvador e dos Santos João Batista e Evangelista, comumente chamada Basílica de São João de Latrão ou Lateranense. Esse templo sagrado é de grande significado para os cristãos católicos, mas os mesmos a desconhecem.


É a mais importante das quatro Basílicas papais, sede da Diocese de Roma e Catedral do Papa, na qual está a Cathedra Romana, o trono papal, símbolo de seu poder e infalibilidade, “Mãe de todas as Igrejas do mundo”, unidas à volta do sucessor de Pedro.






Construída entre 314 e 335 e fundada pelo Papa Melquíades. No século IV,o Imperador Constantino deu este grande edifício ao Papa São Silvestre I ,que o consagrou, dedicando-o a Deus como Catedral de Roma. A nova Catedral foi dedicada ao Divino Salvador e, mais tarde, também aos Santos João Batista e Evangelista. Como se localiza numa antiga chácara da nobre família romana dos Laterani, foi chamada popularmente de São João do Latrão.

Tem o título honorífico de Omnium Urbis et Orbis Ecclesiarum Mater et Caput (Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do Mundo).Nela se celebraram trinta e três concílios. Por consequência, ali passaram milhares de bispos, cardeais, e doutores do Oriente e do Ocidente... Enfim este templo viu quase todas as glórias da Igreja em seus tempos mais remotos e até hoje nos dias atuais.







Reflexão
A Festa da Dedicação da Basílica de Latrão convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus (que a Basílica de Latrão simboliza e representa) é hoje, no meio do mundo, a “morada de Deus”, o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada histórica dos homens e que nós como filhos que somos deste templo somos convidados a zelar pela Igreja de Deus, não só como uma construção, mas em sua presença em cada irmão e em cada gesto de verdadeiros cristãos que somos.



Reflexão: Camilo Augusto

 Fonte: Texto e imagens: Internet
Organização: Doraci Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário