sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Aquele que Tu amas, enfermo está

A Unção dos enfermos é um Sacramento que existe na Igreja com a finalidade de levar ao necessitado a cura das enfermidades do corpo e das feridas da alma. Jesus praticou-o todas as vezes que, tendo compaixão do doente, o curou, Tiago o recomendou a todos na primeira comunidade cristã e as Reverendíssimas pessoas dos padres Odair José, Rondineli Cristo e Admilson Heitor administraram-no na Santa Missa do dia 02 de Setembro às 09 horas no Santuário Nossa Senhora de Nazaré.
Padre Odair presidiu a celebração e proferiu as palavras da homilia, fazendo recordação dos inúmeros feitos do Deus bom e misericordioso desde o Antigo até o Novo Testamento, quando a Misericórdia se personificou em Jesus Cristo. Os enfermos e idosos foram ungidos nas mãos e na testa, alimentados com o Pão da Eucaristia e abençoados na súplica pela intercessão de Nossa Senhora de Nazaré.
Em uma Missa como a dos enfermos é de tamanho destaque e de digno agradecimento o cuidado que muitos recebem, seja no Lar do Idoso Rosina de Paula que todos os anos levam os seus idosos para essa celebração, ou que seja aos cuidados de um parente ou conhecido. A eles cabe a prece de sabedoria para saber lidar com as limitações humanas do irmão que atendido pelas suas mãos.

Em particular, uma Missa como essa é rica em detalhes sutil que parecem passar despercebidos aos olhos de muitos, mas, na sua singeleza, tocam o coração de quem os nota: a fita vermelha que é emblema do Apostolado da Oração é presente do peito de muitos enfermos; o dinheirinho reservado para a coleta feita na procissão das oferendas que muitos ensinaram para filhos e netos; o hino de Nossa Senhora que é entoado pelas vozes cansadas e frágeis dos que não cansam de erguer os braços em louvor à Virgem; e a linda oração de São Bernardo de Claraval que, embora a idade avançada, permanece na ponta da língua daqueles que nunca deixaram de ser devotos.
Saúde dos enfermos, rogai por nós!
Matéria-Rodrigo Augusto
Fotos-Cassia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário