segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Verbum Domini


“Eu, porém, volto meus olhos para o Senhor, ponho minha esperança no Deus de minha salvação; meu Deus me ouvirá.” (Mq 7,7)
Jerônimo de Estridão foi um sacerdote ilírio de suma importância para a Igreja. Ele foi o tradutor da Palavra divina para o latim, língua oficial do cristianismo, formando assim a Bíblia vulgata e permitindo com que, através desse ato, as Sagradas Escrituras ficassem mais acessíveis e manuseáveis para todo o povo, afinal é com os pequenos e humildes que Deus quer se comunicar.
Por esse e mais outros atos de santidade, Jerônimo foi canonizado e sua memória litúrgica encerra o mês de Setembro que, por isso, a CNBB o consagra como o Mês da Bíblia. Seguindo a proposta da Igreja Católica do Brasil, o livro do Profeta Miquéias foi rezado e estudado no curso bíblico oferecido pela Paróquia/Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e movimentou o fim de semana dos dias 17 e 18.
Com início no Sábado às 14h e término no domingo às 18h30min , o curso foi ministrado por Padre Rondineli (pároco e reitor) e pelos seminaristas, Renan, Ronam, e Diego e contou com a participação dos Ministros da Palavra, Catequistas da Paróquia e os leigos engajados que compõe a comunidade católica que rodeia o Santuário.
Antes do livro de Miquéias ser analisado houve toda uma contextualização histórica envolvendo os profetas e sua Missão. Destacam-se na Bíblia os 16 profetas que escreveram seus livros e os demais que agiram e falaram em nome de Deus, como João Batista, Elias e Elizeu.
Miquéias foi chamado por Deus para essa Missão nos reinos de Judá, Samaria e Jerusalém. Ele, um camponês, tinha a Missão de anunciar um Deus libertador que viria para resgatar os sofredores e excluídos e pregar a conversão para os opressores que devoravam os pobres com sua ganância e poder.
Contextualizando com a atualidade, os participantes do curso se dividiram em vários momentos em grupos, como em um ciclo bíblico e associavam os atos cruéis dos opressores do tempo de Miquéias com os mesmos do tempo de hoje; assassinos, latifundiários, ambiciosos e gananciosos por terras. O desastre ambiental de Mariana do ano passado serviu como pano de fundo para que todos os presentes pudessem perceber o quão viva e atual é a Palavra de Deus.
Entusiasmados com a Missão de levar a Palavra de Deus aos homens que por vezes trilham na escuridão por não conhecê-la, os participantes do curso ganharam como significativa lembrança uma semente simbolizando que no coração de cada um foi plantada a vontade de cada vez mais conhecer as Sagradas Escrituras que formam a maneira mais expressiva que Deus quis se comunicar com os seus.
“Te mostro um trecho uma passagem de um livro antigo pra te provar que a vida é linda” (O Rappa)

Matéria- Rodrigo Augusto
Fotos-João Vitor

Um comentário: