quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Maria de Nazaré, Mãe de Misericórdia

Na morada da Santíssima Virgem, no dia de Independência do Brasil e principalmente de louvor à Mãe do Redentor, a comunidade paroquial realizou suas preces derradeiras nessa data que marcou ao mesmo tempo o fechamento do novenário de preparação e o início do Jubileu de Nossa Senhora de Nazaré.
Na Missa das 18h30, celebrada conjuntamente por Pe. Rondineli Cristino e Pe. Márcio Tadeu, a alma cândida e intercessora de Maria foi exaltada pelos fiéis e sua imagem era o próprio Rosto da Misericórdia contemplando face a face todos os devotos. Aquela, que une o povo ao Amor Incondicional de Deus Pai e à Paixão Salvadora de Seu Santo Filho Jesus, derramou sobre toda a Igreja as bênçãos que emanam do Senhor através de suas mãos generosas e de seu amabilíssimo coração.
O momento de reflexão litúrgica foi admiravelmente conduzido pelas sábias e efusivas palavras de Pe. Márcio. "Não ser piolho, mas membro participante da Igreja", assim aconselhou o sacerdote com muito bom humor. Recorrer a Deus em momentos difíceis e esquecê-lo imediatamente após as graças alcançadas é função de parasita e não condiz com o chamado que o Senhor estende a todos os cristãos. Uma fé sem obras é como um piolho que edifica a sua casa na coceira, na irritação, na contrariedade; em suma, na falta de um amor provado em testemunho. A misericórdia do Senhor não é um bem que possa ser penhorado e readquirido sempre que advém a necessidade.

A todo tempo famintos e sedentos da força divina, os filhos do Senhor não podem considerá-lo simplesmente um provedor de carências, mas sobretudo a rocha de sustentação quando há fúria ou calmaria, bonança ou tempestade. É nessa verdade irrevogável que a Virgem de Nazaré afigura-se tão sublime e fundamental para o projeto de Deus na vida de cada filho por vezes perdido nas veredas do mundo. "Como o Filho Pródigo, é preciso cair em si", adverte Pe. Márcio, o que significa seguir o exemplo de Fé e Perseverança demonstrado por Maria no seu Sim corajoso ao Mistério da Glória de Deus.
Quanto mais perto dela, mais próximos de Deus e da sua misericórdia que redime os pecados e harmoniza a vida terrena com os propósitos elevados do Reino Celeste. Evidentemente, o modo mais eficaz de estar sempre ao lado de Nossa Senhora é justamente trazê-la no primeiro templo do Senhor que é o recôndito da alma de cada nazarenense, romeiro e ser humano à procura de sinais para sintonizar-se com uma vida plena. As chagas de Cristo e a maternidade universal de Maria são dois sinais incomensuráveis do Espírito Santo, da Missão Evangelizadora e da luz que a Mãe de Nazaré mantém acesa para iluminar o caminho com destino ao Senhor.
A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e todos os irmãos de Nazareno oram e dão Graças a Deus pela grandiosa contribuição de Pe. Javé Domingos da Silva, Pe. Geraldo Magela da Silva e Pe. Márcio Tadeu Camargo nos tríduos do novenário de preparação deste Jubileu. Todos apresentam ao Senhor sua profunda gratidão, pois apenas Ele poderá recompensá-los pelo valor justo e perfeito de seus ensinamentos.

Matéria: Guilherme Augusto
Fotos: João Carlos Castanheira

Um comentário: