segunda-feira, 5 de setembro de 2016

É necessário que sejamos reflexo de Deus onde quer que estejamos

O sexto dia da solene novena em honra à Nossa Senhora de Nazaré contemplou o subtema " Maria de Nazaré e o convite a fazer tudo o que Jesus Misericordioso disser" . As celebrações iniciaram-se às 18h com a oração do Angelus e com o atendimento de confissões e, em seguida, houve a Santa Missa e logo após a novena.
Em sua reflexão a respeito do tema proposto para a noite, Padre Geraldo Magela, convocou a todos os fiéis para uma percepção assídua sobre o papel de Maria na história da humanidade. Ela que foi a Virgem fiel e intercessora, acompanhou desde sempre a trajetória de Jesus e, no ápice da demonstração do amor de Deus por cada um de seus filhos, que foi a crucificação e morte do Salvador, Maria se manteve de pé, ainda que a sua razão humana a impedisse de compreender tamanha prova do mais sublime amor do Pai misericordioso para com os seus filhos.

A partir da passagem bíblica do evangelho de São João (2, 1-11), o pregador  trouxe à assembleia a rememoração do casamento em Caná da Galileia, em que estavam presentes Jesus, seus discípulos e a Virgem Maria. Naquela ocasião, o vinho, símbolo de alegria para aquele povo, viera a faltar, o que causou comoção ao coração de Nossa Senhora. Ela, identificando-se com aquele momento de aflição daquelas pessoas, clamou a seu filho Jesus, a fim de que Ele fizesse o que era preciso, afinal, ela sabia que seu filho era O escolhido de Deus.
O Padre ressaltou também que assim como Maria se identificou com a dor daquele povo e intercedeu a Jesus por eles, ela também se identifica cotidianamente com as dores de cada um e, sim, ela pede a Cristo por nós. Desse modo, é necessário que imitemos o modelo da Mãe puríssima e nos identifiquemos com o sofrimento dos pobres e de todos os que sofrem, assim como nos pede o saudoso Papa Francisco e, de fato, intercedamos por eles.


Maria foi modelo exemplar de mãe, esposa, amiga e, acima de tudo, de serva do Senhor. Em palavras destinadas às famílias, o Padre Geraldo Magela destacou a importância de um casamento alicerçado na fé e no amor concreto de um casal. Abordando a citação do famoso autor literário William Shakespeare, o Reverendíssimo Padre mencionou que “O hábito é um demônio que devora todos os sentimentos”, o que de fato, muitas vezes ocorre em inúmeros matrimônios e os leva à decadência. Assim, é importante que todo casal não se deixe cair no comodismo e na falta de amor. A oração conjugal, mais que tudo, é o sustento para a vida a dois e também para a vida de todos os outros membros da família.
Diante disso, a fé viva e renovada é o princípio único e fundamental para uma triunfante caminhada cristã, ainda que traçada por provações e momentos de deserto. Ter fé é imitar Maria, ter fé é ser como Moisés, que ao orar no monte e encontrar-se com Deus ficou com o rosto transparecido e iluminado, levando a todos a boa nova do Altíssimo. Ter fé é ser reflexo de Deus em todos os lugares e, com isso, ser filhos obedientes e fiéis ao Pai, assim como a Virgem Maria o foi.
A comunidade teve ainda a graça de receber, restaurada, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que fica no nicho no alto da igreja.Padre Rondineli abençoou solenemente a imagem e reconduziu ao seu lugar. O momento foi de profunda alegria e emoção, os presentes animados por Padre Geraldo cantavam e acenavam para a Mãe do Céu.A restauração da imagem é, segundo Padre Rondineli, mais uma conquista do esforço e colaboração de cada paroquiano.

Matéria-Daniely Santos
Fotos- Helder Ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário