quarta-feira, 3 de abril de 2013



                   Segunda - feira Santa:                     

 

 SERMÃO DO PRETÓRIO


            Sob a invocação do Espírito de Deus, no dia 25 de março de 2013 por volta das 19h30min o Reverendíssimo Padre Júlio Costa, da paróquia de São Francisco, Diocese de de Marabá no Pará, iniciou o sermão do Pretório na praça Nossa Senhora do Rosário logo após a Santa Missa celebrada no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e uma procissão com grande participação de fiéis. Vale a pena relembrar algumas reflexões feitas por ele: "Que o Senhor na sua infinita misericórdia possa compadecer-se de nós, pobres pecadores" - entoou-se o canto invocando o Divino Espírito Santo para iluminar a todos. Lembrou de algumas passagens bíblicas como quando a mulher que prostra aos pés de Jesus quando Este carrega a Cruz por causa da ingratidão do ser humano; Judas que colaborou para que a prisão de Jesus acontecesse - quantas vezes somos essa mulher que prostra aos pés de Jesus e quantas vezes também somos esse Judas que trai os ensinamentos Deste que veio para trazer a paz e a salvação à humanidade!


            Quem quer seguir os passos de Jesus deve seguir os ensinamentos de Jesus.E será que seguimos os passos de Jesus com firmeza e com fé? Cada um é convidado a ver Jesus que nos traz a fé.Devemos fazer a experiência de seguir Jesus pela vida que levamos e não pelas palavras que dizemos. Quem segue a Jesus assume a tarefa que Ele nos deu pois cada um tem uma missão a cumprir.


            Devemos lembrar que a condenação de Jesus foi a mais injusta em todo o Império Romano. Pensando nisso nos perguntamos: quantas vezes sucumbimos nossa fé?  pois ela se manifesta em cada pessoa de maneira diferente.


            Hoje podemos ver alguns passos em nossa comunidade: que passos damos para nossas crianças, nossos filhos? Como pais, mães, educadores precisamos ajudá-los naquilo que realmente importa como a catequese e os bons exemplos porque nossos filhos recebem de nós aquilo que passamos para eles. Assim se transformam em jovens que não vivem a realidade que a verdadeira família deveria ter. Nossos jovens acabam morrendo hoje pela falta de responsabilidade. Às vezes eles saem para trabalhar ou para estudar mas não conseguimos ver o que está acontecendo com ele dentro da nossa própria casa


            Não devemos sair de casa para orar e voltar com o mesmo coração. Devemos deixar que Jesus transforme nossa vida. Devemos ser discípulos Dele, mesmo que muitas vezes o negamos, o condenamos, mesmo assim devemos lembrar que Ele nos quer ao seu lado mesmo sabendo de tantas imperfeições que nos cercam. Até Judas, o traidor quis seguir Jesus. Seguir seus passos é participar da Santa Missa, é trazer Jesus na mente e no coração. Devemos segui-lo com certeza, com clareza e com  firmeza. Ele nos faz o convite:"Se você quer me seguir, vai, vende tudo que tem e segue-me".devemos deixar nossos pecados para trás, pois Ele mesmo disse: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra."


            Por isso devemos sempre dizer SIM ao projeto de Deus para nós. Assim como Maria que possamos ter os olhos fitos nela para preencher nosso coração com sua graça e que através dela possamos mostrar nossos passos certos para nossas crianças, nossos jovens, nossas famílias.Assim cada homem e cada mulher poderá dar seu testemunho de fé nesta terra...   


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário