segunda-feira, 22 de abril de 2013


Sexta-feira santa: Ofício de Trevas

                Na Sexta-feira Santa a igreja celebra a morte do Salvador do mundo. Aquele que entregou o seu espírito para salvar a humanidade. Às 05h a comunidade já se reunia fervorosa para participar da graciosa procissão de penitência.

Às 09h iniciou-se a celebração do ofício de trevas que corresponde ao Ofício  rezado solenemente nos três dias que antecedem o Domingo da Ressurreição. Esta parte do Oficio Divino expressa, de modo admirável, através das orações, salmos, lamentações, leituras e responsórios os sentimentos quem envolveram Nosso Senhor Jesus Cristo na sua Paixão e Morte. 

A tradição que envolve o ofício e antiguíssima. Desde o sec. XII, o nome  Oficio de Trevas indicava a oração noturna (matinas e laudes), que rezadas seguidas contam 14 salmos, 9 leituras (incluindo 3 lamentações do profeta Jeremias)e 9 responsórios. É de trevas, pois no decorrer dele, apagam-se sucessivamente as 14 velas em memória das trevas que cobriram a Terra na morte do Senhor. Para ente fim, é usado um candelabro triangular com 15 velas.

A vela da ponta, a décima quinta, conhecida como galo-das-trevas, representa o Cristo e conforme a Liturgia Antiga  é colocada acesa atrás do altar para ser trazida de volta mais tarde simbolizando assim  a morte e a ressurreição do Senhor. No final do ofício é costume bater os pés no chão com veemência simbolizando o terremoto que acompanhou a morte de Jesus em Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário