quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Solene Procissão de Nossa Senhora de Nazaré e Santa Missa Campal


No dia da Virgem de Nazaré (08), a Paróquia/ Santuário Nossa Senhora de Nazaré organizou uma procissão a partir das 16h, saindo da porta do Santuário e percorrendo as ruas do bairro que leva o nome de Nossa Senhora.




Em seguida, uma Santa Missa foi celebrada como momento especial de exaltação das virtudes incomparáveis da Virgem Santa, cujo destaque a ser ressaltado é a ilustríssima presença do Excelentíssimo Reverendíssimo Bispo Dom Célio Goulart, o qual presidiu brilhantemente a Celebração Eucarística, ao lado do Reverendíssimo Padre Rondineli Cristino e dos demais sacerdotes de paróquias da região convidados a participar do Santo Jubileu.




Antes de inciar o Solene cortejo em honra à excelsa padroeira, a imagem da Virgem de Nazaré foi descida de seu trono para habitar o seu andor, carinhosamente ornamentado. O ato foi realizado pelo sacerdotes filhos de Nazareno, terra abençoada pela Mãe do Céu. Os Reverendíssimos Padre Onaldo Júnior, Padre Timóteo e Padre Sílvio tomaram a imagem milagrosa de Nossa Senhora de Nazaré nos braços, carrengando-a com Júbilo e agradecendo por toda benevolência inspirada por Maria. 





Com as mãos elevadas ao céu, os fiéis acenavam para Nossa Senhora, à medida que seu andor despontava nas escadarias para seguir em procissão pelas ruas da cidade. De mãos erguidas e vozes amabilíssimas, o povo de Deus caminhava e entoava um coro de louvor, como forma de render Graças à nossa querida Mãe do Céu.







Logo após a caminhada de oração, um palco foi devidamente estruturado e ornamentado ao lado da Igreja para ser o Santíssimo Altar de onde oravam o Bispo, os Padres, ministros e acólitos em nome das bênçãos derramadas por Nosso Senhor Jesus e Sua Mãe, Nossa Senhora de Nazaré.




A acolhida do andor da Virgem de Nazaré, conduzida pelo Reverendíssimo Padre Geraldo Magela - Pároco da Catedral/Basílica Nossa Senhora do Pilar,  foi um grande momento de emoção e de comoção para todo povo de Deus presente. Maria Santíssima que se aproximava, adentrando aquela praça entre intensos aplausos, vivas, músicas em seu louvor e fortes badaladas de sinos, verdadeira expressão de fé e ação de graças por Deus nos ter concedido tamanho tesouro: uma Mãe querida, seta que indica os céus.




A partir da leitura do Santo Evangelho de Mateus proferida por Pe. Rondineli, o Bispo Dom Célio meditou sobre a grandeza do Sim de Maria e a importância de que todos os cristãos também respondam ao chamado de Deus com um Sim convicto e sem reservas. 





Em muitas vezes, somos como José e a princípio não compreendemos os mistérios de Deus. Por isso, vamos aos poucos abandonando em segredo nossas vocações para a vida religiosa ou matrimonial, como pensou em fazer José quando soube da vida abrigada no ventre de Maria. 






Maria Santíssima é assim: o reflexo dos planos de Deus na terra, um coração que pulsa humildade, amor e profunda confiança no Pai. A figura de Maria, o seu papel no nascimento e na vida de Jesus e no caminhar dos cristãos, mostra bem às claras a predileção e delicadeza com que as três Pessoas divinas da Santíssima Trindade nos enchem de bênçãos. 





Dessa forma, a alma se alegra ao pensar nisso, pois todas as realidades cristãs na história recebem, a partir do Verbo encarnado, de quem essencialmente derivam, um profundo cunho mariano. Este é um traço impresso pelo próprio Deus na sua Igreja, e, como tal, um elemento básico da nossa fé. 




Que mais esse Jubileu assuma a singularidade e a excepcionalidade a ele merecido, sendo mais uma vez abençoado pela Rainha dos Céus e da Terra, de forma a emitir, exalar e difundir todas as graças aqui derramadas pelo Pai Eterno.

Matéria - Guilherme Augusto e Waldecy Junior
Fotos - Cássia Pereira e Renato Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário